Linha Desportiva
Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos
PRIMEIRA PÁGINA
 
OEIRAS DIA A DIA
 
CASCAIS DIA A DIA
 

Jovens das escolas da Freguesia Cascais e Estoril receberam “Prémio Pintura e Aguarela Rei D. Carlos”(tx)


A costa marítima da freguesia do Estoril e de Cascais foi sempre uma fonte de inspiração para muitos artistas plásticos, entre os quais o próprio Rei D. Carlos que, como aguarelista, representou nas suas obras a paixão que sentia pelo mar. A técnica de aguarela possui efectivamente uma grande tradição na história de arte e, em especial, na representação de marinhas.

Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, que na entrega dos prémios deixou um agradecimento aos jovens, pais e professores, relevou no seu discurso os recordes desta 4.ª edição com a participação de 24 escolas públicas e privadas, desde São Pedro do Estoril até ao Guincho, assim como o trabalho dos 2.500 alunos do 1.º ciclo ao secundário, dos 6 aos 18 anos, patentes nas 184 obras que foram pré-selecionadas pelas escolas e depois pelo júri.

É muito gratificante para nós colocar 2.500 crianças da freguesia, a dedicar-se às artes, à pintura, e a pesquisar um pouco sobre a nossa história, sobre a nossa cultura e acima tudo fazerem estas aguarelas, é uma forma de nós conseguirmos chegar às nossas crianças, temos aqui obras fantásticas”, salientou Pedro Morais Soares.

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que presidiu à cerimónia de entrega de prémios, fez questão de falar da importância da iniciativa, dizendo: “é importante tentar cada vez mais criar oportunidades para que os nossos jovens assumam experiências novas. Nós somos fruto daquilo que aprendemos, daquilo que experimentamos, daquilo que vivemos. Por isso, tudo o que sejam experiências novas, são importantes no vosso crescimento”, acrescentando quanto às experiências “são feitas com base em algo que é a nossa identidade, ou seja, neste caso a nossa identidade geográfica, histórica e sociológica, ainda mais se importante se torna, porque estamos a falar de nós, da família que vive na freguesia Cascais Estoril”.

As escolas premiadas foram a EB1 Oliveira Marques, Aprendizes, Colégio Senhora da Boa Nova, Salesianos do Estoril e Escola Secundária de São João do Estoril, enquanto a CERCICA e o CRID, foram premiados pela participação nesta iniciativa cujos trabalhos estão patentes ao público na Galeria do Estoril, da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, até 16 de Junho.



aa

(aa )



aa

(aa)



voltar

 
 
 
Arquivo - CASCAIS DIA A DIA
 
 





Linha Desportiva
Linha Desportiva | Ficha Técnica | Registo ERC nº 125284 | Direcção: Lobo Pimentel | CONTACTOS | Design & Desenvolvimento: ST Collective Copyright © Todos os direitos reservados