Três conjuntos da Academia Equestre João Cardiga, sedeada em Leceia, Oeiras, vão marcara presença no “Campeonato do Mundo de Paradressage”, competição que vai decorrer entre 11 a 23 de Setembro no Centro Equestre Internacional Tryon, em Mill Spring, Carolina do Norte, Estados Unidos da América.
A partida dos cavalos de Inês Alemão, José Neves e Sara Duarte, está marcada para o dia 8 de Setembro, seguindo depois os cavaleiros, todos com paralisia cerebral, tendo em vista a sua participação nos “FEI World Equestrian Games”, que João Cardiga, chefe da equipa, refere ter sido resultado de muita persistência e investimento nesta disciplina, acrescentando:
‘Há mais de duas décadas que a Academia trabalha, sempre com os olhos postos numa possível representação paralímpica, não a nível individual, como tem sido até aqui, mas com uma equipa a representar as cores nacionais, o que vai acontecer neste Mundial’.
Para além de Inês Alemão Teixeira, com Giraldo do Sernadinha (Grau III), José Neves, com Vendetto C (Grau I) e Sara Duarte, com Daxx du Hans (Grau II), como primeira reserva, a selecção de Portugal vai contar ainda com Ana Mota Veiga, com Convicto (Grau 1).
Os “FEI World Equestrian Games”, que decorrem de quatro em quatro anos, entre o ciclo olímpico, é um dos maiores eventos do calendário desportivo global, que combina oito eventos equestres à escala Mundial num mesmo local – Obstáculos, Dressage, Paradressage, Eventing, Atrelagem, Endurance, Volteio e Reining.



