Linha Desportiva
Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos
:: SURF ::
PUB FCE
 
Kathleen Barrigão, João e António Dantas
conquistam títulos de campeões em Longboard


Kathleen Barrigão, João e António Dantas conquistam títulos de campeões em Longboard(T)
 

5.Dez.18 - Os três títulos em disputa nas águas de São Pedro do Estoril, no que foi o derradeiro fim-de-semana do “XIV Estoril Surf Festival”, acabaram por ficar em casa já que os cascalenses, Kathleen Barrigão, em Feminino, e António Dantas, em Sub-18, voltaram a ser consagrados como campeões, o que tinha acontecido em 2017, enquanto João Dantas, em Open, recuperou o título conquistado em 2016 e perdido no ano passado voltando a sagrar-se campeão.

Títulos que tornaram épico para o Surfing Clube de Portugal, clube dos três jovens longboarders, o encerramento do “XIV Estoril Surf Festival 2018”, prova que foi disputada em condições de excelência, com ondas perfeitas e sol, que fechou o nacional de Longboard, e que acabou em festa com Kathleen Barrigão, vencedora das cinco etapas (Caparica, Porto, Óbidos, Aveiro e Estoril), António Dantas, que em Julho passado tinha conquistado o título de europeu de juniores, e João Dantas, que apenas não venceu na Caparica, a posarem como campeões nacionais em 2018.

Recorde-se que o “XIV Estoril Surf Festival 2018”, iniciado no primeiro fim-de-semana de Novembro, foi levado a efeito como sempre pelo Surfing Clube de Portugal, emblema do concelho de Cascais sedeado em São João do Estoril, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, União de Freguesias de Cascais e Estoril e da Federação Portuguesa de Surf.

Intersócios 40 anos

Após um dia de competição extraordinário e com os títulos de Longboard entregues, o Surfing Clube de Portugal promoveu no domingo um convívio entre todos os atletas, staff, alunos, famílias e sócios, em que durante a festa, foram conhecidas as baterias do campeonato intersócios marcado um check in tardio devido às previsões de quebra de ondulação, que chegou a põr em causa a competição que no entanto arrancou ao final da manhã, terminando com os seguintes resultados:

Surf Open – 1.º Andrés Melendez; 2.º Francisco Carrasco; 3.º João Malo; 4.º Nuno Brederode.
Feminino – 1.ª Kathleen Barrigão; 2.ª Inês Castro; 3.ª Maria Melendez.
Sub-16 – 1.º Francisco Mittermayer; 2.º Martim Carrasco; 3.º Pedro Lourenço; 4.º José Calvo.
Longboard Open – 1.º Frederico Mittermayer; 2.º António Dantas; 3.º André Marques; 4.º Afonso Estevez.
Kathleen Barrigão, João e António Dantas conquistam títulos de campeões em Longboard(tx)
aaaaaa
 

BODYBOARD
 
Miguel Ferreira sagrou-se campeão europeu

Miguel Ferreira sagrou-se campeão europeu(T)
 
Miguel Ferreira sagrou-se campeão europeu(tx)

21.Nov.18 - Depois do 2.º lugar na Caparica e o 5.º na francesa La Salie, o Miguel Ferreira, atleta da Aqua Carca, venceu no fim de semana passado a etapa espanhola nas Ilhas Canárias, a ”Oleaje Bodyboard Contest”, prova do Circuito ETB na categoria Pró-júnior, vitória que lhe valeu o regresso a Carcavelos com o título de campeão europeu, quando, segundo o calendário da Federação Europeia de Surf falta disputar a derradeira etapa, entre 30 de novembro e 2 de dezembro, nas águas marroquinas de Agadir.

O jovem bodyboarder carcavelense, que neste momento soma 2.610 pontos, marcou presença na final após ter ultrapassado seis dos treze elementos da armada espanhola, acabando por discutir a vitória com o sétimo, David Perez, última barreira para o título ultrapassada com um 11,45/10,75, resultado que o levou a festejar a subida ao lugar mais alto do pódio com a bandeira portuguesa.
 
Carcavelense Martim Nunes
campeão nacional Esperanças


Carcavelense Martim Nunes campeão nacional Esperanças(T)

14.Nov.18 - A praia de São Pedro do Estoril, onde decorreu a última etapa do “Campeonato Nacional de Esperanças”, escalão sub-14, numa organização do Surfing Clube de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da União de Freguesias de Cascais e Estoril, foi palco da consagração do jovem Martim Nunes, surfista do CRC Quinta dos Lombos, como campeão nacional, arrebatado na última onda da final com João Mendonça.
 
Clube Lombos Praia lança “Projecto Desportivo”

Clube Lombos lança “Projecto Desportivo”(T)
 
Clube Lombos lança “Projecto Desportivo”(tx)
aa

8.Nov.18 - Situado na praia de Carcavelos, o Clube Lombos Praia, liderado por Pedro Monteiro “Pecas” que reuniu um grupo de trabalho na área do desenvolvimento do treino desportivo, criou e arrancou no início deste mês de Novembro o “Programa de Formação Lombos Praia”, preparando já a pré-época de 2019.

Pograma cuja direcção técnica está a cargo de Enrique Lenzano, experiente treinador de surf com provas dadas no treino de formação bem como no treino da alta competição, juntando treinadores experientes – Miguel Graça, Miguel Moreira, Francisco Laranjinha, Miguel Câmara Pereira, Igor Cardina, José Graça, Miguel Froufe e Elliot Ivarra.

O ”Programa de Formação Lombos Praia” tem como principal objectivo respeitar e cumprir todas as etapas de aprendizagem da modalidade de Surf, e como tal, proporcionar uma evolução sólida a todos os praticantes quer seja de carácter lúdico ou futuros profissionais da modalidade.

Tomando como base o Programa Long Term Athlete Development (LTAD), da Canadian Sports for Life, este projecto pretende facultar todas as ferramentas necessárias para garantir que cada etapa de crescimento e evolução seja respeitada e bem sucedida dando prioridade à formação de longo prazo sobre os resultados imediatos, programa que consiste em cinco etapas de formação dentro das diferentes faixas etárias, cada uma visando a introdução de todas as componentes da modalidade assim como as variáveis competitivas no momento certo.

Desta forma, o Clube Lombos Praia dá o primeiro passo para um futuro desportivo estruturado, organizado e de qualidade que pretende ir ao encontro das exigências do projecto Surf Olímpico.
 
David Vedor (Estoril) campeão nacional
• João, Miguel e Mariana (Aqua Carca) vices


David Vedor (Estoril) campeão nacional(T)
 

7.Nov.18 - Dos três títulos de campeão em discussão na derradeira etapa do “Circuito Nacional de Esperanças”, que teve lugar no passado sábado, dia 3 de Novembro, na praia de Carcavelos, um foi conquistado por David Vedor, bodyboarder do Estoril Praia, em sub-18 masculinos, com João Ferreira, da Aqua Carca, a arrebatar o de vice-campeão, título que os seus companheiros de equipa, Miguel Curcialeiro, em sub-16, e Mariana Rosa, em sub-18 femininos, alcançaram.

A prova que decidia os títulos de 2018, que a Aqua Carca organizou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e União de Freguesias de Carcavelos e Parede, terminou com os seguintes atletas no pódio:

Sub-16 Masculinos – 1.º Joel Rodrigues (CNPOV); 2.º Miguel Curcialeiro (Aqua Carca); 3.º Ricardo Mourão (Estoril Praia); 4.º Jaime Bonito (Aqua Carca).
Sub-18 Masculinos – 1.º Miguel Ferreira; 2.º Rodrigo Lopes (ambos da Aqua Carca); 3.º David Vedor (Estoril Praia); 4.º João Ferreira (Aqua Carca).
Sub-18 Femininos – 1.ª Mariana Rosa; 2.ª Madalena Padrela (ambas da Aqua Carca); 3.ª Filipa Broeiro; 4.ª Mafalda Martinho (ambas da ESC).
David Vedor (Estoril) campeão nacional(tx)
aa
 
FOTO
 
“Estoril Surf Festival 2018” arranca
este domingo em São Pedro do Estoril


 
“Estoril Surf Festival 2018” arranca este domingo em São Pedro do Estoril(tx)

2.Nov.18 - Aquele que é o mais antigo Festival do país, o ”Estoril Surf” começa este domingo na praia de São Pedro do Estoril, numa organização do Surfing Clube de Portugal, o que acontece pelo 14.º ano consecutivo e que vai decorrer ao longo deste mês de Novembro com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da União de Freguesias do Estoril e Cascais, nas modalidades de Skimboard, Surf e Longboard, com a participação de mais de uma centena dos melhores atletas nacionais.

O evento que vai decidir sete títulos de campeões nacionais, arranca no domingo, dia 4, com a disputa da última etapa do circuito de Skimboard, onde estão em jogo os títulos Open e Feminino, seguindo-se na sexta-feira, dia 9, o ”III Troféu Cascais de Surf”, prova aberta aos alunos inscritos nas escolas do concelho de Cascais e que este ano contará com duas etapas.

No fim-de-semana de 10 e 11 será decidido o novo campeão nacional de Esperanças sub-14 numa finalíssima que contará com todos os atletas apurados nos campeonatos regionais do continente e regiões autónomas, que contará com a participação de muitos surfistas da nova geração.

No domingo, 18, é a vez dos longboarders marcarem presença na praia de São Pedro do Estoril, dia em que vão ser entregues os troféus de campeão a João Dantas (Open), e de campeã a Kathleen Barrigão (Feminino), ambos do Surfing Clube de Portugal, e a disputa do título de sub-18 onde os companheiros de equipa, António Dantas e Frederico Mittermayer, estão na luta pelo troféu de campeão.

Para finalizar o ”Estoril Surf Festival 2018”, e como tem sido habitual, no fim-de-semana de 24 e 25, decorre o campeonato de inter-sócios.
 
Carcavelos foi palco do “Boogie Chicks 2018”

Carcavelos foi palco do “Boogie Chicks 2018”(T)
 

31.Out.18 - A Aqua Carca, emblema sedeado em Carcavelos, recebeu a realização do “Boogie Chicks”, evento que há 15 anos é um marco na história do bodyboard feminino e que teve lugar no sábado, dia 27 Outubro, na praia de Carcavelos com a participação de mais de meia centena de atletas, organização que contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da União de Freguesias de Carcavelos e Parede.

Na competição mais importante, para o Campeonato Nacional da modalidade, Teresa Padrela foi a vencedora, Maria Rosa como finalista vencida, ambas da Aqua Carca, com Madaleno Valério, do Estoril Praia, a ocupar o derradeiro lugar do pódio.

No campeonato Amador, foram três as bodyboarders do emblema de Carcavelos no pódio final, Mariana Padrela na 2.ª posição, Benedita Santos na 3.ª e Laura Melo na 4.ª, com a vitória a pertencer à forasteira Mafalda Martinho.

Por fim na entrega dos prémios, Madalena Sá recebeu o “Boogie Revelação”, Raquel Silva o “Boogie Fair Play” e Teresa Piedade o “Boogie Aplicada”.
Carcavelos foi palco do “Boogie Chicks 2018”(tx)
 
Bodyboarders da Aqua Carca e Estoril Praia
em destaque no Nacional de Esperanças


Aqua Carca em destaque no Nacional de Esperanças(T)
 
Aqua Carca em destaque no Nacional de Esperanças(tx)

31.OUt.18 - O mar que banha Carcavelos recebeu no domingo, dia 28 de Outubro, uma das etapas do ”Circuito Nacional Bodyboard Esperanças” (Formação), 3.ª do calendário de 2018 sob a égide da Federação Portuguesa de Surf, numa organização da Aqua Carca, onde marcaram presença atletas dos escalões de sub-12 e sub-14 masculinos e sub-14 femininos, provas em que os jovens bodyboarders carcavelenses e estorilistas estiveram em destaque.

Nos sub-12 masculinos, Francisco Ferreira (Aqua Carca) foi o vencedor, o seu companheiro de equipa Gustavo Sobrinho foi 3.º e Martim Borges (Estoril Praia) finalizou na 4.ª posição, enquanto nos sub-14, Guilherme Mourão (Estoril Praia) foi finalista vencido e Francisco Ferreira (Aqua Carca) foi 4.º classificado.

Na prova feminina, as carcavelenses Carolina Abreu, Mariana Padrela e Beatriz Pinto Coelho ocuparam os três derradeiros lugares do pódio final.
 
Aqua Carca em destaque na Póvoa do Varzim

Aqua Carca em destaque na Póvoa do Varzim(T)
 

24.Out.18 - O mar da Póvoa do Varzim foi palco no fim de semana da 3.ª etapa do “Circuito Nacional de Bodyboard, Esperanças, prova em que o emblema carcavelense Aqua Carca marcou presença com sete bodyboarders, três femininas e quatro masculinos, em que o destaque maior vai para a vitória de Madalena Padrela na categoria sub-18, com Mariana Rosa e Leonor Monteiro a subirem ao pódio na 2.ª e 4.ª posição.

Nos sub-18 masculinos, João Ferreira e Miguel Ferreira finalizaram no 2.º e 4.º lugar, enquanto Pedro Ferreira e Nuno Curcialeiro foram 2.º e 3.º na categoria sub-16.
Aqua Carca em destaque na Póvoa do Varzim(tx)
 
Miguel Blanco é o novo campeão nacional
• Camila Kemp consagrada no Guincho


Miguel Blanco é o novo campeão nacional(T)
 

8.Out.18 - O surfista de Cascais, vencedor da primeira etapa da ”Liga MEO Surf 2018” na Ericeira, foi o grande vencedor da última que lhe conferiu o título de campeão nacional, uma consagração em casa já que a ’Bom Petisco Cascais Pro’ foi disputada nas águas que banham a praia do Guincho, vitória que lhe permitiu receber o wildcard para o ”MEO Rip Curl Pro Portugal”, etapa portuguesa do circuito mundial de Surf que se realiza, entre 16 e 27 de Outubro, em Peniche.

Miguel Blanco, do Surfing Clube de Portugal, emblema sedeado em São Pedro do Estoril, assegurou o título ao deixar pelo caminho o espanhol Gony Zubizarreta (quartos-de-final), altura em que Vasco Ribeiro não conseguiu a passagem para as meias-finais, onde Miguel Blanco foi melhor que Kiron Jabour (CRC Quinta dos Lombos) que lhe valeu a presença na final com Guilherme Fonseca, que ao afastar Pedro Henrique abriu a porta para que o surfista cascalense conquistasse pela primeira vez o título nacional, o que veio a acontecer já que Miguel Blanco superou o seu adversário com uma vitória por 13.75-9.80.

Na prova feminina, onde Camila Kemp (CRC Quinta dos Lombos), que já detinha o título de campeã nacional, não passou das meias-finais, a carcavelense Carol Henrique acabou por cair na final perante Yolanda Sequeira, após ter afastado Teresa Bonvalot (Surfing Clube de Portugal).

Na etapa ’Bom Petisco Cascais Pro’, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, destaque ainda para as vitórias de Miguel Blanco na Somersby Onda do Outro Mundo e no troféu Cascais Best Surfer masculino, com o feminino a ser conquistado por Carol Henrique (CRC Quinta dos Lombos), de João Moreira (CRC Quinta dos Lombos) no Renault Expresson Session e de Dylan Groen (Dramático de Cascais) no Sumatra Surf Trip.
Miguel Blanco é o novo campeão nacional(tx)
aa
 
“Taça de Portugal de Surfing 2018”:
Aqua Carca 2.º e vencedor em Bodyboard,
Surfing Clube de Portugal em Longboard


“Taça de Portugal de Surfing 2018”: Aqua Carca 2.º e vencedor em Bodyboard, Surfing Clube de Portugal em Longboard(T)

10.Set.18 - A praia do Lizandro, na Ericeira, recebeu desde a passada quarta-feira, dia 5 de Setembro, a edição de 2018 da ”Taça de Portugal de Surfing”, ‘prova rainha’ do calendário do surf nacional, que contou com a participação de três emblemas do concelho de Cascais, Aqua Carca e CRC Quinta dos Lombos, de Carcavelos, e Surfing Clube de Portugal, do Estoril, competição que teve o seu final no domingo, dia 9, em que os campeões, colectivos e individuais, foram alvo de consagração.

Colectivamente, a ”Taça de Portugal 2018” ficou em casa com o Ericeira Surf Clube no topo com 10.291 pontos, enquanto o Aqua Carca foi o segundo no pódio com 9.811 pontos, sagrando-se vencedor em Bodyboard, categoria em que o clube de Carcavelos conquistou três títulos individuais, em Cadetes por Pedro Ferreira, em Juniores masculinos por João Ferreira e em femininos por Madalena Padrela, sob os olhares de Nuno Alves, presidente da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, que seguiu o final da competição, individualidade viu ainda o sénior Luís Perloiro (CRC Quinta dos Lombos) e o juvenil Lourenço Sousa (Aqua Carca), nos respectivos escalões, a subirem ao lugar mais alto do pódio como vencedores na categoria de Surf, onde o CRC Quinta dos Lombos terminou na 3.ª posição.

Em Longboard foi a vez do Surfing Clube de Portugal, emblema sedeado na praia de de São Pedro do Estoril, a conquistar a vitória colectiva assim como os seus atletas António Dantas, em Juniores, e João Gama, em Seniores.
 
Isabela Sousa (Estoril), tetra campeã mundial,
conquistou o título do “Circuito Europeu 2018”
• Rodrigo Lopes (Aqua Carca) vence prova júnior


Canarinha Isabela Sousa, depois do tetra mundial, conquista o título do “Circuito Europeu 2018”(T)

27.Ago.18 - Isabela Sousa, bodyboarder do Estoril Praia, tetracampeã mundial, foi a grande vencedora no passado fim-de-semana do ”Circuito Europeu de Bodyboard 2018” ao somar a vitória na ’La Salie Pro’, em França, há das etapas portuguesas da Costa da Caparica e Ílhavo, depois de em Julho passado, nas ondas de Kiama Beach, em New South Wales, na Austrália, ter festejado mais uma vitória no Mundial, seguindo-se no início de Setembro a etapa de Sintra, onde pode vir a ficar perto de festejar novo título, ou seja o penta.
 
Canarinha Isabela Sousa, depois do tetra mundial(tx)

Na prova feminina, a canarinha Isabela Sousa começou por vencer um dos três heats iniciais, onde estava Teresa Padrela (Aqua Carca) que passou na 2.ª posição e que acabou por não seguir para as meias-finais terminando no 5.º lugar, no heat seguinte Isabela voltou a vencer ficando Joana Shenker em 2.º lugar, dupla que disputou a passagem ao derradeiro com a estorilista a fazer 13,83 pontos e a algarvia 10,27 pontos, acabando Isabela Sousa por sagrar-se vencedora ao bater na final Teresa Padilla ao somar 15,04 pontos com a espanhola a somar 13,17 pontos.

O jovem carcavelense Rodrigo Lopes (Aqua Carca) foi o grande vencedor da 2.ª etapa masculina do ”Circuito Europeu Júnior”, enquanto Miguel Ferreira, que alcançou as meias-finais, finalizou a prova em águas gaulesas na 5.ª posição.
 
Camilla Kemp é a nova campeã nacional

Camilla Kemp (Quinta dos Lombos) é a nova campeã nacional(T)

2.Ago.18 - A uma etapa das contas finais, que vai ter lugar entre 4 e 6 de Outubro, em Cascais, Camila Kemp, surfista do CRC Quinta dos Lombos, saboreia pela primeira vez a conquista do título de campeã nacional após a vitória na ”Miss Activo Cup”, em Ílhavo, que foi a 14.ª edição de uma etapa especial dedicada exclusivamente ao surf feminino.
 

Antes da entrada nas águas, a cascalense Teresa Bonvalot (Surfing Clube de Portugal), que se encontrava fora do país, a carcavelense Carol Henrique e a algarvia Yolanda Sequeira eram as grandes rivais de Camila Kemp, que liderava o ranking após a etapa de Sintra, na discussão do título, deixando a interrogação quanto à possibilidade de a luta ser transferida para a etapa de Cascais, o que acabou por não acontecer.

Carol Henrique (CRC Quinta dos Lombos), que chegou à Costa Nova como bicampeã nacional em título, e que nos dois últimos anos foi a vencedora da etapa de Ílhavo, acabou por ser afastada da final, acabando a lutar pelo 3.º lugar com a jovem Gabriela Dinis, sua companheira de equipa, enquanto Camila Kemp, a disputar a final com Yolanda Hopkins, tinha o caminho aberto para se sagrar campeã, o que aconteceu ao fazer 6,75 pontos nas duas ondas que lhe abriram a porta para o primeiro título nacional da sua carreira ao somar a vitória na ”Miss Activo Cup” ao 1.º lugar do pódio na etapa inaugural da ”Liga MEO Surf”, na Ericeira, à 5.ª posição no Porto e aos dois 2.ºs lugares na Figueira da Foz e Sintra.

Resta agora em Outubro, na derradeira etapa, a ”Bom Petisco Cascais Pro”, conhecer que será o surfista masculino a ser consagrado como campeão nacional, ao lado da carcavelense Camila Kemp, ranking neste momento liderado por Vasco Ribeiro mas com vários surfistas à espreita de o conseguir.
Camilla Kemp (Quinta dos Lombos) é a nova campeã nacional(tx)
aa
 
Carla Henrique vence na Praia Grande,
Camila Kemp lidera ranking nacional


Carla Henrique vence na Praia Grande, Camila Kemp lidera ranking nacional(T)

9.Jul.18 - Duas lombitas, Carla Henrique e Camila Kemp, estiveram em grande evidência na 4.ª etapa da ”Liga MEO Surf”, a ’Allianz Sintra Pro’, que decorreu no passado fim-de-semana na Praia Grande, penúltima masculina e antepenúltima feminina, com os resultados a deixarem o anúncio dos campeões nacionais para as próximas competições.

No feminino, após a vitória de Carla Henrique (CRC Quinta dos Lombos) na final sobre Camila Kemp, sua companheira de equipa, em Sintra, e a ausência de Teresa Bonvalot (Surfing Clube de Portugal), a jovem carcavelense Camila está na liderança da tabela do título nacional, com 3.470 pontos, mais 740 pontos que Teresa, diferença que em caso de uma vitória nas duas etapas em falta, Ílhavo e Cascais, pode valer-lhe a consagração como campeã.

No masculino, quando falta apenas a prova de Cascais, Vasco Ribeiro, que saiu vitorioso na Praia Grande ao bater Pedro Henrique, isolou-se no 2.º posto do ranking, que na verdade é o primeiro da corrida ao título nacional, pois o actual líder é o espanhol Gony Zubizarreta, estando dessa forma na frente da pole-position para voltar a receber o troféu de campeão, no entanto tem de em Outubro próximo fazer valer as suas credenciais já que Pedro Henrique, João Kopke (Dramático de Cascais) e Miguel Blanco (Surfing Clube de Portugal) estão à espreita de qualquer escorregadela de Vasco Ribeiro.

O jovem Dylan Groen, surfista do Dramático de Cascais, subiu ao pódio para receber o ”Sumatra Surf Trip”, prémio para o melhor júnior masculino em prova.
 
Cascalense Teresa Bonvalot
com título nacional à vista


Cascalense Teresa Bonvalot com título nacional à vista(T)

6.Jun.18 - A jovem Teresa Bonvalot, surfista do Surfing Clube de Portugal que, juntamente com Gony Zubizarreta, foi consagrada no passado domingo vencedora do ‘Allianz Figueira Pro’, terceira das cinco etapas da “Liga MEO Surf 2018”, competição que decorreu nas águas da praia do Cabedelo, ao vencer na final feminina Camila Kemp (CRC Quinta dos Lombos), vitória que permite à cascalense ficar perto de reconquistar o título de campeã nacional quando faltam duas etapas – a ‘Allianz Sintra Pro’ na praia Grande, em Sintra, a 6, 7 e 8 de Julho, e a ’Bom Petisco Cascais Pro’ que está apontada para o fim-de-semana de 4 a 6 de Outubro – para as contas finais.

Destaque ainda para João Kopke (Dramático de Cascais), finalista vencido que lhe valeu a subida ao 4.º lugar do ranking masculino com 1.760 pontos, tabela que conta ainda nos primeiros 20 dos 107 lugares com os seguintes surfistas da Linha: 2.º Filipe Jervis (Dramático de Cascais) com 1.960 pontos; 10.º Miguel Blanco, 1.610 (Surfing Clube de Portugal); 13.º Rúben Gonzalez, com 1.310; 14.º João Moreira, 1.250 (ambos do CRC Quinta dos Lombos); 20.º Francisco Almeida, com 1.160 (Estoril Praia).

Na tabela feminina que é liderada por Teresa Bonvalot, com 2.730 pontos, consta ainda na 2.ª posição a carcavelense Camila Kemp, com 2.470 pontos, na 7.ª Mariana Assis, com 1.630, na 10.ª Maria Chaves, com 1.400 (ambas do CRC Quinta dos Lombos, na 14.ª Maria Garcia, com 1.230 (Dramático de Cascais) e na 21.ª Leonor Fragoso, com 450 (Estoril Praia), ranking que conta com 30 surfistas.
 
Jovens bodyboarders da Aqua Carca
em destaque no “Circuito Nacional”


Jovens bodyboarders do Aqua Carca em destaque no “Circuito Nacional”(T)

17.Mai.18 - Vila do Conde foi palco da etapa inicial do “Circuito Nacional” de Esperanças/Formação, prova em que os jovens da equipa carcavelense Aqua Carca subiram ao pódio com evidência para Francisco Ferreira, vencedor em sub-12 e 2.º classificado em sub-14, escalão em que Vasco Ferreira finalizou na 5.ª posição.

Em sub-14 femininos, Carolina Abreu foi segunda, seguida de Beatriz Pinto Coelho (3.ª), Mariana Padrela (4.ª) e Maria Padrela (5.ª), com Margarida Ribeiro a fechar na 9.ª posição.
 
Teresa Bonvalot vence e lidera “Liga MEO”

Teresa Bonvalot lidera “Liga MEO”(T)

9.Mai.18 - Depois de cumpridas, duas das cinco etapas de 2018, a “Liga MEO Surf”, é liderada no feminino pela cascalense Teresa Bonvalot, atleta do Surfing Clube de Portugal, actual n.º 10 do ranking mundial, com 1.730 pontos, após a vitória sobre Marina Garcia (Dramático de Cascais) no passado domingo na final da ‘Renault Porto Pro’, prova que decorreu em Leça da Palmeira, que lhe permitiu ultrapassar a Camila Kemp, que soma 1.610 pontos e caíu para a 2.ª posição da tabela, eenquanto Carol Henrique, actual campeã em título, está na 5.ª com 1.285 pontos, ambas surfistas do CRC Quinta dos Lombos.

Na tabela masculina, que é liderada por Gony Zubizarreta, com 1.720 pontos,
Miguel Blanco (Surfing Clube de Portugal) é segundo com 1.610 pontos, em 4.º lugar segue Filipe Jervis (Dramático de Cascais) com 1.230 pontos.
 
Miguel Blanco e Camila Kemp
vencedores do “Allianz Ericeira Pro”


Miguel Blanco e Camila Kemp vencedores do “Allianz Ericeira Pro”(T)

16.Abr.18 - Os surfistas Miguel Blanco (Surfing Clube de Portugal) e Camilla Kemp (CRC Quinta dos Lombos) sagraram-se domingo passado, dia 15 de Abril, vencedores do “Allianz Ericeira Pro”, primeira das cinco etapas da 8.ª edição da ”Liga MEO Surf”, circuito que vai definir os campeões nacionais de surf em 2018.
 

A final masculina, disputada com ondas de 3 a 4 metros na praia da Ribeira d’Ilhas, que colocou frente a frente Miguel Blanco e Gony Zubizarreta, acabou com o jovem surfista do concelho de Cascais a sair da água em ombros como vencedor, uma vitória conquistada com 5,15 pontos contra os 2,50 do galego, enquanto na feminina Camila Kemp, com 3,50 pontos, bateu na final Yolanda Hopkins, com 1,00 pontos.

A viver um bom momento de forma, depois de alguns resultados positivos no Circuito Mundial de Qualificação (WQS), que o colocaram no ‘top 50’ do ranking mundial, o jovem cascalense Miguel Blanco, que está está a passar por um ponto de viragem na carreira, conquistou ainda o prémio ”Somersby Onda do Outro Mundo” mercê dos 9 pontos alcançados na primeira ronda da prova, assumindo, tal como a carcavelense Camila Kemp, que somou a sexta vitória na ”Liga, a liderança da ’Allianz Triple Crown’ – conjunto de três etapas, que tem um prémio anual de 6 mil euros –, para além do comando da ”Liga MEO Surf 2018”, cuja próxima etapa, a ”Renault Porto Pro”, tem lugar no fim-de-semana de 4 e 6 de Maio.
Miguel Blanco e Camila Kemp vencedores do “Allianz Ericeira Pro”(tx)
 
Rodrigo, Pedro e Mariana vencedores
da 1.ª etapa do “Circuito de Carcavelos”


Rodrigo, Pedro e Mariana vencedores da 1.ª etapa do “Circuito de Carcavelos”(T)

12.Abr.18 - Arrancou no passado fim-de-semana mais uma edição do “Circuito de Bodyboard de Carcavelos”, numa iniciativa e organização da Aqua Carca com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, União de Freguesias de Carcavelos e Parede e da Federação Portuguesa de Surf, competição que juntou cerca de 40 jovens surfistas cascalenses nas categorias de Open, Sub-16 e Feminina.
 
Rodrigo, Pedro e Mariana vencedores da 1.ª etapa do “Circuito de Carcavelos”(tx)
aa

A primeira, das duas etapas do Circuito de 2018, que decorreu na praia de Carcavelos com ótimas condições marítimas, no entanto as atmosféricas não foram as melhores, deu a oportunidade aos bodyboarders presentes de iniciarem a preparação para as provas nacionais e internacionais que se seguem, foi disputada com o apoio das escolas Nova Onda, Boogie Chicks e Puremotion.

Na categoria Open, onde marcaram presença Miguel Ferreira, vencedor de uma etapa no Europeu júnior, David Vedor, várias vezes campeão nacional na categoria de Esperanças, e Bernardo Esparteiro, foi Rodrigo Lopes, atual campeão europeu júnior, a sagrar-se vencedor, já na Sub-16, Pedro Ferreira levou a melhor sobre Nuno Curcialeiro, Tomás Carvoeira e Francisco Ferreira.

Na Feminina, a vitória pertenceu a Mariana Rosa, com Leonor Monteiro, Teresa Padrela e Joana Pinto a ocuparem, por esta ordem, os restantes lugares do pódio.
 
Isabel Sousa (Estoril) e Miguel Ferreira (A Carca)
vencedores na 1.ª etapa do “European Tour”


Isabel Sousa e Miguel Ferreira vencem 1.ª etapa do “European Tour”(T)

28.Mar.18 - Terminou no passado fim-de-semana a etapa inaugural do “European Tour Bodyboard”, na praia do Paraíso, na Costa da Caparica, competição em que dois bodyboardders do concelho de Cascais, Isabel Sousa (Estoril Praia) e Miguel Ferreira (Aqua Carca), estiveram em grande evidência ao serem coroados como vencedores nas provas Feminina e Pró Júnior.
 

Para além da subida de Isabel Sousa ao primeiro lugar do pódio feminino, após ter derrotado na final Teresa Padilla, por 17.5-5.5, a formação do Estoril Praia, que recorde-se fez a sua primeira aparição em provas oficiais, esteve representada por mais oito atletas, David Vedor, Bernardo Barroso, Stephanos Kokorelis e Salvador Rosa, em Open, Tiago Pelágio e Ricardo Mourão, em Pró Júnior, Madalena Valério e Francisca Ferreira, na Feminina.

Por sua vez, o carcavelense Miguel Ferreira marcou presença em dois pódios, no Pró Júnior como vencedor, após a vitória sobre o francês Txomin Lopez, por 13.25-12, e na de Open, como finalista vencido após a derrota com o espanhol Kevin Orihuela.
Isabel Sousa e Miguel Ferreira vencem 1.ª etapa do “European Tour”(tx)
 
Carcavelos ou Guincho recebem
a 4 de Outubro a “Liga MEO Surf”


Carcavelos ou Guincho recebem a 4 de Outubro a “Liga MEO Surf”(T)

28.Fev.18 - Está aí mais uma edição da “Liga MEO Surf”, competição onde vão estar os melhores surfistas masculinos e femininos do país tendo em vista os títulos nacionais máximos da modalidade, discutidos em cinco etapas – Figueira da Foz, Ericeira, Porto/Matosinhos, Praia Grande e Carcavelos/Guincho.

A 8.ª edição da “Liga MEO Surf”, que deve contar com as grandes estrelas nacionais a competir por esse mundo fora, os cascalenses Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot, já com datas definidas tem início no fim-de-semana de 13 a 15 de Abril com o ‘Allianz Ericeira Pro’, segue-se de 4 a 6 de Maio o ‘Renault Porto Pro’, de 1 a 3 de Junho o ‘Allianz Figueira Pro’, de 6 a 8 de Julho o ’Allianz Sintra Pro’, destacando-se finalmente entre 4 e 6 de Outubro o ‘Bom Petisco Cascais Pro’, 5.ª e última etapa com organização da Associação Nacional de Surfistas e apoio da Câmara Municipal de Cascais e do CRC Quinta dos Lombos.

Para além da luta pelos títulos, 2018 marca o regresso dos mais novos com o ‘MOCHE Groms Cup’, competição em que vão estar 12 surfistas (masculinos e femininos) sub-16 por etapa, repetindo-se a atribuição do wildcard para o ”MEO Rip Curl Pro”, em Peniche, aos campeões nacionais.
 
Cascalenses em destaque na Austrália,
Teresa Bonvalot 5.ª no “Women’s Pro”


Cascalenses em destaque na Austrália Teresa Bonvalot 5.ª no “Women’s Pro”(T)

28.Fev.18 - A jovem surfista cascalense Teresa Bonvalot, 18 anos, finalizou a primeira prova da categoria 6.000 pontos do Circuito Mundial de qualificação feminino em 5.º lugar no “Grandstand Sports Clinic Women’s Pro”, competição que terminou no passado domingo, 24 de Fevereiro, em Newcastle, Nova Gales do Sul, Austrália, ao ser eliminada nos quartos-de-final pela australiana Philippa Anderson, com um total de 8,67 pontos contra os 9,67 da atleta local, resultado que valeu à surfista portuguesa amealhar 2.650 pontos e a 16.ª posição do ranking WQS.

Em prova, estiveram ainda mais quatro surfistas do concelho de Cascais, Camilla Kemp e Carol Henrique que não foram além do 25.º e 49.º lugar na feminina, Frederico Morais e Vasco Ribeiro, atual campeão nacional, na 25.ª e 73.ª masculina.
 
Carcavelos recebeu “Regional de Lisboa”

Carcavelos recebeu “Regional de Lisboa”(T)

21.Fev.18 - A praia de Carcavelos foi palco no passado fim-de-semana, dias 17 e 18 de Fevereiro, da 2.ª etapa do “Circuito Regional da Grande Lisboa”, prova organizada pelo Clube Lombos Praia que contou com a participação de 72 jovens surfistas nas categorias sub-12 e sub-16 masculinos, sub-16 e sub-18 femininos, e que decorreu em grande ambiente com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da União de Freguesias da Parede e Carcavelos.
 
TX

No final, os quatro finalistas de cada escalão subiram aos respectivos pódios a fim de serem premiados e consagrados nos seguintes lugares:

Masculinos/Sub-12 – 1.º Salvador Vala; 2.º Manuel Cordeiro; 3.º Frederico Ordonhas; 4.º Joaquim Trindade.
Sub-16 – 1.º Martim Paulino; 2.º Afonso Bessone; 3.º Santiago Graça; 4.º Luís Pinto.
Femininos/Sub-16 – 1.ª Maria Chaves; 2.ª Camila Cardoso; 3.ª Gabriela Dinis; 4.ª Beatriz Carvalho.
Sub-18 – 1.ª Camila Costa; 2.ª Kika Veselko; 3.ª Mafalda Lopes; 4.ª Mariana Brandão.
 
Seis dezenas de atletas em Carcavelos
na 1.ª etapa do “Circuito Lombos Praia”


Seis dezenas de atletas em Carcavelos na 1.ª etapa do “Circuito Lombos Praia”(T)

7.Fev.18 - Foram sessenta os surfistas que marcaram presença no passado fim-de-semana, dias 3 e 4 de Fevereiro, na etapa inicial do ”Circuito Lombos Praia 2018” que a Secção de Desportos Náuticos do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos leva uma vez mais a efeito na praia de Carcavelos, nas categorias de sub-14, sub-18 e Open, em masculinos, e sub-16 e Open, em femininos, etapa que contou ainda com a participação de atletas sub-10.
 

Alguns dos atletas inscritos nunca tinham participado num campeonato, alguns estiveram em destaque nas categorias em que competiram, para além do circuito em si, realizaram-se outras actividades de mar e terra que trouxeram ainda mais dinâmica ao evento, como o ‘test drive’ das pranchas Odysea e dos skates da SurfSkate, assim como o Vem Surfar Com a Pipa, destacando-se ainda no final do dia de sábado a inauguração do espaço Lombos Praia onde o fotógrafo Ricardo Bravo apresentou a sua exposição PULSAR.

No final das provas houve a habitual coroação e entrega de prémios aos vencedores com os pódios das respectivas categorias a serem ocupados pelos seguintes surfistas:

Sub-10/Melhor Manobra – Francisco Inácio. Melhor Onda – Augustin Warter. Melhor Performance – Duarte Carmona. Melhor Atitude – Francisco Santos. Prémio Bravura – Lourenço Paula.
Masculinos/Sub-14 – 1.º Santiago Graça; 2.º Martim Nunes; 3.º Salvador Vala; 4.º Tomás Manuel.
Sub-18 – 1.º Diogo Martins; 2.º José Bispo; 3.º Afonso Candeias; 4.º Mateus Lucena.
Open – 1.º João Moreira; 2.º Diogo Martins; 3.º Diogo Trindade; 4.º Francisco Laranjinha.
Femininos/Sub-16 – 1.ª Gabriela Dinis; 2.ª Mariana Madeira; 3.ª Camila Cardoso; 4.ª Marta Madeira.
Open – 1.ª Gabriela Dinis; 2.ª Camila Cardoso; 3.ª Matilde Costa; 4.ª Margarida Vieira.

A próxima etapa do ”Circuito do Lombos Praia”, competição homologada pela Federação Portuguesa de Surf e aberta a todos os federados do clube, está apontada para Julho na praia de Carcavelos com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da União de Freguesias de Carcavelos e Parede.
Seis dezenas de atletas em Carcavelos na 1.ª etapa do “Circuito Lombos Praia”(tx)
aaaa
 
FOTO
 
Estoril Praia aposta no Surf e Bodyboard

Estoril Praia aposta no Surf e Bodyboard(T)

1.Fev.18 - Depois do Triatlo, modalidade em que tem vindo a conquistar títulos individuais e colectivos, o Grupo Desportivo Estoril Praia acaba de anunciar a entrada no mundo do Surf e Bodyboard com um projeto ambicioso que arranca com 40 atletas e onde constam campeões nacionais, europeus e mundiais, tendo em vista a luta pelos lugares de topo nas duas variantes.

«É uma aposta muito ambiciosa, conta com 40 atletas, definidos e inscritos, mas não queremos ficar por aqui, é um número para crescer, pois queremos, já este ano, partir à conquista de títulos nacionais e internacionais”, anunciou Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia, na conferência de imprensa que contou com a presença dos coordenadores da secção Zsolt Lorincz e Pedro Carneiro, e que levou o líder canarinho a afirmar o propósito do clube procurar crescimento nas modalidades de mar, pesca submarina e da fotografia subaquática, fazendo por isso todo o sentido em avançar com o Surf e Bodyboard, pois é mais uma oportunidade de levar o nome do Estoril Praia e Portugal além-fronteiras.

O Estoril Praia conta nas suas fileiras com grandes nomes da modalidade, Isabela Sousa, tetracampeã mundial de Bodyboard, David Vedor, tetracampeão nacional e campeão europeu júnior de seleções de Bodyboard, Leonor Fragoso, campeã nacional universitária e vencedora da Taça de Portugal em Surf; e Gonçalo Fragoso, vice-campeão nacional sub-16 da Alemanha de Surf e freesurfer da Onda Grande, assim como o treinador Filipe Moniz, tendo como horizonte a participação em provas nacionais e internacionais.
 
 
 
 
Arquivo - Surf
 
 





Linha Desportiva
Linha Desportiva | Ficha Técnica | Registo ERC nº 125284 | Direcção: Lobo Pimentel | CONTACTOS | Design & Desenvolvimento: ST Collective Copyright © Todos os direitos reservados