Linha Desportiva
Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos
:: Arquivo - Râguebi ::
Cascais na final da “Taça” com o Agronomia

 
Cascais na final da “Taça” com o Agronomia(tx)

O quinze do Cascais Rugby, depois da vitória nas meias-finais sobre a AEIS Técnico, por 25-16, vai disputar o título da segunda prova mais importante do calendário nacional da Federação Portuguesa de Rugby, a “Taça de Portugal 2016/2017”, com a formação da AEIS Agronomia, encontro apontado para o fim-de-semana de 10 e 11 de Junho, no Estádio Nacional.

O percurso do Cascais Rugby, para discutir um lugar na final da “Taça de Portugal”, teve início na eliminatória dos oitavos-de-final, altura em que a prova abriu as portas aos clubes da Divisão de Honra, com os pupilos de Tomaz Morais a somarem vitórias sobre dois dos potenciais candidatos a levantar o troféu, o CDUL (12-5) e GD Direito (10-6).
 
Cascais Rugby derrotado mantém 3.ª posição

Cascais Rugby derrotado mantém 3.ª posição(T)

Quando faltam três partidas para as contas finais da fase regular da Divisão de Honra, jornadas em que o Cascais Rugby tem pela frente apenas um adversário do topo da tabela, a equipa da Agronomia, que neste momento segue na 2.ª posição, com os mesmos 65 pontos do líder GD Direito, mais 16 que o ‘quinze cascalense que ocupa o 3.º lugar, com mais um ponto que o CDUL (4.º) e três sobre o Técnico (5.º), tudo leva a crer que os pupilos de Tomaz Morais consigam passar à fase final entre os quatro primeiros.

E isto porque o Cascais Rugby não conseguiu ultrapassar no passado fim-de-semana o CDUL, saindo do Estádio Universitário com uma derrota por 17-10, pois a vitória sobre os universitários deixaria praticamente os verde-brancos sentados na 3.ª posição, pois quer o Belenenses, seu adversário este domingo, jogo às 15h00 no Restelo, quer a deslocação ao campo do RC Lousã na jornada seguinte, são partidas para somar pontos.

Resultados:
Challenge – CDUL-Cascais Rugby, 16-12.
Sub-18 – Dramático de Cascais-Saint Julians, 26-8.
Sub-16 – Dramático de Cascais-CR São Miguel, 81-8.
Sub-16/Taça de Portugal – Ericeirense-Saint Julians, 0-53.
 
Município e Escolas no “Cascais, Rugby Total”

Munícipio e Escolas no “Cascais, Rugby Total”(T)
 
Munícipio e Escolas em parceria no projecto “Cascais, Rugby Total”(tx)
aa

Dramático de Cascais, Escolinha de Rugby da Galiza e o Saint Julian’s School, em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais deram corpo ao “Cascais, Rugby Total”, projecto criado para promover e desenvolver a modalidade nas escolas do concelho, especialmente entre os alunos do 1.º Ciclo, num Circuito Concelhio que vai decorrer entre Janeiro e Maio, num total de quatro etapas, com os vencedores em cada escalão a serem encontrados pela soma da pontuação no final na competição.

A primeira etapa teve como palco o relvado do Guilherme Pinto Basto, em Cascais, sob o olhar de Tomaz Morais, treinador da formação Cascais Rugby, e que contou com a participação de 120 alunos, masculinos e femininos, de 5 escolas, em representação de 11 equipas divididas pelos três escalões em competição, Infantis A e B e Iniciados.

Após quase duas horas de grande actividade, onde não faltaram momentos de bom rugby e muita diversão, foram coroados como vencedores deste pontapé de saída do “Cascais, Rugby Total” as equipas do Colégio da Bafureira, em Infantis A, da Escola Ibn Mucana, em Infantis B, e da Escola Matilde Rosa Araújo, em Iniciados.
 
Cascais Rugby termina 2016 em 4.º lugar


A vitória caseira sobre a formação do Técnico (17-13) permitiu ao Cascais Rugby entrar em 2017 na 4.ª posição da Divisão de Honra, ao somar 30 pontos, mais um que os engenheiros que seguem no 5.º lugar mas contam menos um jogo, e menos um que o CDUL (3.º) e dois do que o Agronomia (2.º), mantendo-se no entanto longe do líder GD Direito que segue na frente da tabela com 41 pontos.

Na jornada que abre o novo ano, o Cascais Rugby joga no Porto com o CDUP, partida marcada para domingo, dia 8 de Janeiro.

Entretanto para o Challenge Cup, o Cascais Rugby somou a sexta vitória no encontro da 9.ª jornada, batendo o Técnico por 57-8, mantendo-se por isso no 2.º lugar, com 29 pontos, a quatro do Agronomia, que lidera a tabela, seguindo-se a 14 de Janeiro a partida com o Belenenses, jogo apontado para as 15h00 no ”Caldeirão ga Guia”.
 
Cascais Rugby vence CDUL e recebe Belenenses


O quinze de Tomaz Morais arrancou uma brilhante e difícil vitória sobre a formação do CDUL, numa partida em que o equilíbrio foi uma constante e muito disputada com as equipas a procurarem conquistar os pontos em jogo, acabando os cascalenses no final dos 80 minutos por festejarem um 27-23 muito suado sobre o vice-campeão em título, uma vitória que no entanto não serviu ao Cascais Rugby para subir na tabela, onde mantém a 5.ª posição, com 16 pontos, menos dois que o Técnico (4.º) e CDUL (3.º), ficando a três do Agronomia (2.º) e a seis do líder GD Direito.

Na jornada do próximo sábado, dia 5 de Novembro, os pupilos de Tomaz Morais voltam a jogar no ”Caldeirão da Guia”, desta vez com um adversário menos cotado, o Belenenses, jogo apontado para as 16h00.

Nos restantes escalões, as formações cascalenses alcançaram os seguintes resultados:
Challenge – Cascais Rugby-CDUL, 11-22.
Sub-18 – Dramático de Cascais-Belenenses, 12-22.
Sub-16 – Dramático de Cascais-Belenenses, 12-24.
Femininos – Escolinha da Galiza-Dramático de Cascais, 5-15.
 
Cascais Rugby: dupla derrota com GD Direito


Depois de nos primeiros 40 minutos terem dado a sensação que poderia regressar de Monsanto com a vitória, os pupilos de Tomaz Morais, que perdiam por 13-0 ao intervalo, entraram no segundo tempo com a disposição de virar o marcador e foi sem surpresa que chegaram aos 13-10, altura em que a experiência dos advogados se fez sentir acabando por vencer por 16-10, derrota que a formação mais jovem dos cascalenses também consentiu no “Challenge”, perdendo por 23-19.

Com este resultado o Cascais Rugby mantém-se na 5.ª posição, com 12 pontos, na tabela da Divisão de Honra, no entanto mais longe dos lugares cimeiros, onde o GD Direito lidera com 18 pontos, o CDUL é 2.º com 17, a AEIS Agronomia é 3.º com 15, a AEIS Técnico está em 4.º com 14, quando os cascalenses se preparam para receber a 29 de Outubro o CDUL, jogo apontado para as 16h00 no ”Caldeirão da Guia”, em Cascais.

Resultados:
Sub-18 – Dramático de Cascais-Académica, 33-12.
Sub-16 – Dramático de Cascais-Académica, 12-22.
 
Cascais Rugby ‘vingou-se’ no CDUP

 

Vitória por goleada do Cascais Rugby perante o CDUP (43-13), como se diz na gíria futebolística, resultado conseguido perante os seus adeptos no ”Caldeirão da Guia” que deixa perceber que a derrota em Coimbra foi um percalço no longo caminho até à fase final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra.

Foi um jogo claramente dominado pela equipa cascalense, principalmente na segunda parte, em que o CDUP nunca logrou sair do seu meio campo. Só nos 15 minutos iniciais da partida houve algum equilíbrio, a partir daí o Cascais Rugby dominou as operações, não traduzindo em pontos o seu ascendente pois a nortada com rajadas e jogando contra o vento nos primeiros 40 minutos, impediu os pupilos de Tomaz Morais de terminarem a partida com uma maior diferença pontual, num jogo que ficou marcado pelo inusitado facto, bastante invulgar, do Cascais ver 5 ensaios anulados devido a deficiente colocação da bola (grounding) na área de ensaio, que teriam forçosamente dado outra cor ao resultado.

Apesar da vitória o Cascais Rugby mantém-se na 5.ª posição, com 11 pontos, na frente está a AEIST Agronomia, com 15, com o GD Direito no 2.º lugar, com 14, equipa que no próximo sábado, dia 15, às 14h00, recebe a formação cascalense em jogo da 4.ª jornada.

Entretanto na ”Taça Challenge”, a equipa do Cascais Rugby foi derrotada pela AEIST Agronomia, na Tapada da Ajuda, por 40-26, preparando-se igualmente para jogar sábado em Monsanto, com o GD Direito, jogo marcado para as 16h00.
 
Cascais Rugby espalhou-se em Coimbra


A formação de Tomaz Morais, ao perder na cidade dos estudantes com o ‘quinze’ da Académica de Coimbra, por 19-18, perdeu a carruagem dos primeiros lugares onde agora apenas moram as equipas do GD Direito e AEIS Agronomia, com 10 pontos, seguidas do CDUL e AEIS Técnico, com 9, com o Cascais Rugby a aparecer na 5.ª posição, com 6 pontos.

A derrota em Coimbra foi mais que inesperada, depois da espectacular recuperação verificada após o intervalo, altura que os cascalenses foram para descanso a perder por 9-6, que deixou os pupilos de Tomaz Morais na frente do marcador (9-18), acabando por consentir uma reviravolta no resultado nos instantes finais devido a passes errados e no jogo ao pé, que abriram as portas para o 19-18 final.

No próximo sábado, dia 8, o Cascais Rugby volta a jogar no “Caldeirão da Guia” perante o seu público, encontro apontado para as 16h00 com a equipa universitária do CDUP.
 
Cascais Rugby ‘esmaga’ RC Montemor


Entrada esmagadora do Cascais Rugby, formação que esta época está sob o comando de Tomaz Morais, cilindrando no “Caldeirão da Guia”, por 84-3, a equipa do RC Montemor, na partida de arranque do Campeonato Nacional da Divisão de Honra, vitória copiosa que lhe valeu um ponto ofensivo na tabela, onde segue entre os primeiros com 5 pontos.

Vitória igualmente alcançada pela formação mais jovemm na “Chalenge Cup”, sibre o mesmo adversário, o RC Montemor, por 21-3, segue-se na jornada do próximo sábado a Académica, em Coimbra.
 

Título decide-se em Maio de 2017

O play-off que decide o campeão de 2016/2017 tem início a 13/14 de Maio entre o 3.º e 6.º e o 4.º e 5.º classificados, seguindo-se as meias-finais a 20/21 entre a formação que finalizou a fase regular em 1.º lugar e o vencedor do encontro entre o 4.º e 5.º, enquanto o 2.º da fase regular defronta o vencedor do jogo entre o 3.º e 4.º, com a final a ter lugar no fim-de-semana seguinte de 27/28 de Maio.

A entrada do Cascais Rugby nas eliminatórias da Taça de Portugal vai dar-se a no último fim-de-semana de Janeiro de 2017, seguindo-se os quartos-de-final no final de Fevereiro, as meias-finais a 3/4 de Junho, estando a final apontada para 10/11 de Junho, iniciando-se no fim-de-semana seguinte o Campeonato Nacional de Sevens.
 
Esta quinta-feira, dia 25, às 21h00:
Cascais Rugby apresenta-se nas “Festas do Mar”
com Tomaz Morais como novo comandante


 

Como é habitual, e este ano foge à regra, o Cascais Rugby apresenta a sua formação sénior 2016/2017 no palco das ”Festas do Mar”, que tem lugar na Baía de Cascais, uma apresentação que conta com uma das maiores figuras nacionais da modalidade, o professor Tomaz Morais, que assume o papel de treinador principal da equipa, acumulando também o de diretor técnico, funções que vai deter nas próximas três épocas.

Este é um novo desafio de Tomaz Morais, figura incontornável do rugby nacional e antigo seleccionador, nomeado em 2004 pela Federação Internacional para o título de Melhor Treinador do Ano, vestiu a camisola do Dramático de Cascais, foi campeão nacional e jogador internacional na posição de 3/4 centro.

Recorde-se, que o Cascais Rugby marca presença no nacional maior da modalidade, a Divisão de Honra, competição que na época passada finalizou num brilhante 3.º lugar, esperando-se, pelo menos, que consiga repetir o mesmo feito na próxima, para a qual já trabalha desde a passada segunda-feira, dia 22 de Agosto.

A apresentação do plantel e equipa técnica terá lugar esta quinta-feira, dia 25, no intervalo do concerto do Orlando Santos e dos Xutos e Pontapés, cerca das 21h00, altura em que contará, como sempre, com o apoio dos seus adeptos.
 
“Programa Oh Gui” está de regresso
em Setembro 2016 a nível nacional


 

Surgiu em 2012 numa parceria da União de Freguesias de Cascais e Estoril e o Grupo
Dramático de Cascais, CERCICA e CRID, de forma a dar oportunidade a atletas portadores de deficiência intelectual e incapacidade à prática regular da modalidade de Rugby Adaptado.

O ”Programa Oh Gui”, para além da promoção da saúde física e mental, como vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde, procura desenvolver e/ou potenciar valores como a lealdade, trabalho de equipa, camaradagem, auto-estima, concentração, disciplina, entre outros, dotando os atletas de capacidades essenciais para outros contextos das suas vidas, projecto que a parceria pretende, já a partir de Setembro de 2016, promover a nível nacional e, numa segunda fase a nível mundial, estando neste momento em fase final de certificação técnica por parte da Federação Portuguesa de Rugby e pela World Rugby.

A apresentação deste novo passo do ”Programa Oh Gui” teve lugar esta quarta-feira, dia 4 de Abril, na União de Freguesias de Cascais e Estoril, cerimónia que contou com a presença de várias individualidades ligadas ao projecto, entre as quais Nuno Piteira Lopes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, Rita Serra Coelho, vereadora do Desporto da autarquia cascalense e estorilista, Tomás Morais, ex-seleccionador nacional que foi convidado para ficar ligado ao projecto, assim como as presidentes da CERCICA e CRID.

Na mesa, a ladear Pedro Morais Soares, presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, estava Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, Luís Cassiano Neves, presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Morgan Barkley, em representação da World Rugby, e Ana Rita Vasconcelos, do Cascais Rugby.

«O programa começou por ser uma brincadeira que correu bem. Depois começámos com a parceria com a Selecção Nacional e foi de facto uma enorme alegria e satisfação conseguir implementar este projecto com ajuda da federação e das outras instituições», foram algumas das palavras do presidente Pedro Morais Soares após as boas vindas aos presentes, relevando ainda a importância do desenvolvimento de politicas e práticas de inclusão que a autarquia tem vindo a prosseguir em Cascais e no Estoril.
 

Por sua vez, o líder federativo Luís Cassiano Neves sublinhou o projecto como um dos valores mais importantes do rugby, afirmando: «esta direção tem como desafio maior contribuir para materializar estes valores, considerados propriedade da modalidade, sendo por isso natural este convite de conferir dimensão nacional a este projecto que é impressionante, e se é verdade que em termos nacionais o programa Oh Gui tem muitos passos para dar e para crescer, a nível mundial o passo é visto com orgulho e um desafio».

O “Programa Oh Gui” vai ser parte integrante do grande dia de rugby nacional agendado para o próximo sábado, 7 de Maio, no Estádio Universitário de Lisboa, com uma apresentação ao público no palco maior das finais masculinas da Divisão de Honra e 1.ª Divisão, e da final da Taça de Portugal de Sevens feminina, onde os atletas do Oh Gui vão ter o seu momento ao entrarem pelas 15h15 em campo.
 
 
 
 
Arquivo - Andebol
Arquivo - Automóveis
Arquivo - Badminton
Arquivo - Boxe
Arquivo - Corfebol
Arquivo - Esgrima
Arquivo - Geral
Arquivo - Ginástica
Arquivo - Hipismo
Arquivo - Hóquei em Campo
Arquivo - Horseball
Arquivo - Jetski
Arquivo - Karaté/Judo/Taekwondo
Arquivo - Karting/Motociclismo
Arquivo - Minigolfe
Arquivo - Natação/Polo Aquático
Arquivo - Pesca
Arquivo - Râguebi
Arquivo - Ténis de Mesa
Arquivo - Tiro
Arquivo - Triatlo/Duatlo/Aquatlo
Arquivo - Voleibol
Arquivo - Xadrez
 
 



Linha Desportiva
Linha Desportiva | Ficha Técnica | Registo ERC n� 125284 | Direc��o: Lobo Pimentel | CONTACTOS | Design & Desenvolvimento: ST Collective Copyright © Todos os direitos reservados